Há semanas incriveis, dias tumultuosos, minutos eternos, segundos inesqueciveis...
Por momentos julguei que esta ultima semana que tive não poderia estar a acontecer, tanta coisa junta já é demais.
Bem... mas como me é muito dificil estar infeliz (quase impossivel), volto com uma coluna super relaxante.
Não querendo estar a influenciar ninguem, atrevo-me a dizer que toda a gente deveria experimentar uma aula de yoga, ou corpo e mente....é tão bom que vicia!!!
Hoje vou vos mostrar alguns exercicios de yoga que nos ajudam a relaxar e combatem alguns sintomas internos.
Para os mais atrevidos e que certamente irão experimentar, gostaria só de referir que depois dos exercicios, deve sempre haver uma compensação para isso também vos demonstro alguns exercicios para compensarem o corpo do esforço feito.
Ao experimentarem, não se magoem..... façam só ate não sentir dor..... à minima dor não esforcem... Mais umas vezes a tentar e coseguem logo muito mais.
As Técnicas do Yoga
Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:
Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.
Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigenio. Depois, eles actuam nas nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.
Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, imaginamos-nos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do quotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranquilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.
Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas empenhamos-nos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os factos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação oferece-nos a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.
Alguns exercicios:
RELAX
Advasana - Relaxamento sobre o ventre: braços soltos ao lado do corpo, mãos descontraídas, braços semi-flexionados, uma das faces ao chão, olhos fechados, respiração compassada, ritmada; a cada respiração vamos eliminando o peso do corpo, atigindo assim um relaxamento consciente.
Combate o consaço e a irritação nervosa.
RESPIRAÇÃO
Lauliki - De joelhos, mãos apoiadas abaixo do ventre, inspirar projetando-o, expirar e, ao sugar o ventre, fazer também forte compressão com as mãos sobre o mesmo. Dez vezes.
Combate dismenorréia e problemas de ordem intestinal.
EQUILIBRIO
Utkatasana - De pé, pés unidos, inspirar e ficar na ponta dos pés, expirar flexionar os joelhos até baixo (manter as pontas dos pés), mãos sobre os joelhos, respiração livre. Fixar um ponto, voltar. Fazer dez vezes.
Combate insegurança, distúrbios neuro-vegetativos e problemas de coluna, actuando sobre pés, pernas e coxas.
MUSCULATURA ABDOMINAL
Pastchimotasana - Deitar de costas, pernas flexionadas ao peito, mãos entrelaçadas às mesmas, cabeça aos joelhos. Inspirar e abrir os braços, lateralmente, ao chão, elevando as pernas a ângulo reto, expirar e recolocar à poisção número 1 - fazer vinte vezes em ritmo dinâmico.
Combate não somente a flacidez abdominal, como acentua o tonus muscular das pernas e coxas.
BRAÇOS
Katikasana - De pé, pés afastados não paralelos três palmos, inspirar e tombar de lado, mão à perna, elevando o outro braço lateral e acentuadamente para o alto, expirando e movimentar para o outro lado. Seguir dez tempos.
Combate flacidez dos biceps, triceps e deltóides
CIRCULAÇÃO
Viparita-Karani - Deitar de costas, pernas unidas e esticadas, palmas das mãos ao chão. Respiração instintiva. Elevar as pernas a ângulo reto, dar um pequeno impulso, colocar as mãos aos quadris.
Combate varizes, enxaquecasCOMPENSAÇÃOYastikasana (duplo) - De costas, pernas afastadas, braços além da cabeça em diagonal, inspirar e fazer um estiramento grande com as extremidades. Expirar, relaxar. Cinco vezes.
Combate o cansaço na coluna vertebral e tensões em geral
Beijinhos e até para a semana.