quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

ABUSO DE DROGAS - BY ANDREIA




Olá, amigas e amigos do BIP !!!
A minha coluna desta semana será sobre um dos problemas sociais mais graves do nosso tempo.
Ninguém pode alhear-se desta realidade!!!
Afinal do que estamos a falar?
- DROGAS?
-TOXICODEPENDÊNCIA?...


Todos temos uma ideia do que se trata. Mas o assunto continua a ser polémico. Há muitas ideias controversas em cima da mesa e o assunto é de paixões (está na moda!).

Definição:
Uso de qualquer droga com o propósito diferente daquele normalmente indicado, ou de maneira ou em quantidades diferentes das indicadas. A dependência de drogas é uma compulsão em continuar a consumir para produzir os efeitos desejados ou para prevenir o aparecimento dos sintomas que com a abstinência ocorrem.

Os factores importantes que predispõem as pessoas ao abuso de Drogas são:
· Falta de recursos emocionais e mentais; stress; baixa tolerância; frustração e a necessidade imediata de aliviar a tensão ou o mal-estar.

Os estudantes de ensino básico e secundário, frequentemente começam nas Drogas por pressão dos colegas. A falta de suporte familiar adequado, supervisão dos pais, excesso de tempo sem nenhuma supervisão e uma atitude mais tolerante da sociedade têm contribuído para o aumento das Drogas entre os adolescentes.

Sinais que indicam o uso de Drogas por crianças em idade escolar:
· Mudança de amizades, um novo grupo de amigos
· Atitude de isolamento
· Períodos prolongados de ausência fora de casa sem explicação
· Mentiras, roubos, problemas com a Lei
· Deterioração das relações familiares
· Estado óbvio de intoxicação, embriaguez, delírio, incoerência…
· Alterações de atitude e comportamento normais
· Diminuição do rendimento escolar

Substâncias comuns de abuso incluem:

· Narcóticos: Heroína, ópio, metadona e outros. Estas têm efeito sedativo, mas também causam estado de euforia e dependência física e psicológica.
· Estimulantes do Sistema Nervoso Central: Anfetaminas e outros. Estas Drogas produzem tolerância e dependência psicológica.
· Canábis: maconha, haxixe e outros. Estas produzem dependência física e psicológica.
· Alucinógenos: LSD e outros. Estes produzem dependência psicológica.

· O abuso de cocaína aumentou notadamente nos últimos anos.
A cocaína pode ser inalada pelo nariz ou dissolvida e usada por via intravenosa. Quando misturada à heroína, em uma única seringa para uso intravenoso, é chamada de “speedball”. Por meio de um simples procedimento químico, a cocaína pode ser transformada de forma a ser fumada, conhecida por base livre, ou “crack”, aos usuários produz euforia instantânea e intensa. Outros efeitos incluem: anestesia local, estimulação forte do SNC, sensação de autoconfiança, energia e menos inibição.
O uso crónico da cocaína leva tanto á tolerância quanto á dependência, causa o vício físico e psicológico.
· O LSD é um dos alucinógenos extremamente potente, e produz efeito no uso de doses minúsculas. Os alucinógenos são geralmente associados a ataques de pânico no pico da experiência coma Droga (“viagens ruins”).

· Maconha (erva, marijuana, haxixe, canábis), os efeitos da maconha podem ser sentidos em alguns segundos ou minutos após a fumaça (uso de cigarro ou cachimbo). Os principais efeitos da maconha são comportamentais, pois a droga afecta o sistema nervoso central (SNC). Tornou-se popular devido aos efeitos de euforia, sensação de relaxamento e maior percepção visual e palativa. Os efeitos desagradáveis que podem ocorrer são a despersonalização, distorção da imagem corporal, desorientação e crises agudas de pânico ou paranóia grave.

Os toxicodependentes são doentes?

A toxicodependência não é entendida como uma doença comum pela generalidade das pessoas. Muitos negam mesmo que se trate de um problema de saúde. Esta ambiguidade relativa á toxicodependência é semelhante á ambiguidade com que a sociedade sempre encarou os problemas mentais em geral. A principal razão destas dúvidas resulta da impressão que as pessoas com problemas mentais são fracas e paradoxalmente, a impressão que essas pessoas são responsáveis pelos seus problemas (estão/são assim porque querem!).
Se vivemos todos no mesmo mundo, sujeitos às mesmas pressões e dificuldades, porque apenas uma minoria se torna mentalmente perturbado? A resposta é evidente e simples: porque nós, os equilibrados, somos fortes e eles, os desequilibrados, são fracos…

Os toxicodependentes são parcialmente responsáveis pelo caminho que percorrem entre a vida sem droga e a vida dependente da droga!!!


Esta semana li um artigo que vou partilhar agora com vocês:

Cientistas Chineses descobrem a origem genética do vício das drogas

Cientistas Chineses anunciam a descoberta de 396 genes relacionados com a dependência de drogas tais como a cocaína, o ópio, a nicotina e ainda o álcool, o que pode abrir caminho para tratar o abuso dessas substâncias, de acordo com a imprensa estatal chinesa. A equipa de cientistas da Universidade de Pequim descobriu também a informação genética relacionada com a dependência e identificou 5 trilhas biológicas comuns ao vício nas 4 substâncias, refere o jornal oficial Chinês “China Daily”. “A investigação permite fazer um retrato mais completo sobre o vício da droga. Os factores genéticos contribuem em 60 % para a vulnerabilidade dos seres humanos ao vício.” Disse Wei Liping, director do centro de bioinformática da Faculdade de Ciências de vida da Universidade de Pequim, citado pelo Jornal. “A descoberta abre um caminho potencial para o tratamento do abuso dessas substâncias”, acrescentou Wei Liping (…).
As conclusões do estudo, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China Daily, baseiam-se segundo o China Daily, em 2.343 elementos que provam a relação entre os genes e a toxicodependência.


Não espero que concordem com o que escrevo…
…Espero que pensem no que escrevo…


Sei que é um assunto bastante difícil de abordar mas a realidade está mesmo aos nossos olhos, e o Bip existe para abordar e discutir todos os temas que fazem parte das Noticias do Pais e do Mundo…(- Este é o Jornal das 20h!!! Ah! Ah! Ah!)

Despeço-me com Beijos Bip´s…
Bip_Andreia

4 comentários:

helen disse...

Boa coluna informativa! Realmente, no crescente submundo da droga e toxico dependencia nada mais podemos fazer do que informar... Assim, podemos afirmar com certeza que só se mete nelas quem quer! Ou está pre-disposto a isso! Beijocas

bip_dani disse...

...ja debati este problema várias vezes "noutras praias" e apesar de ser um problema social é também um flagelo, porque para além de destruir quem está metido, destrói familias inteiras...começa-se na diversão, acaba-se na destruição... bj

helen disse...

Para a semana podemos continuar a falar de temas que afectam de forma drastica a nossa sociedade actual, nomeadamente os mais jovens. Que tal uma coluna sobre bullying?? É só uma ideia, pois neste momento está bastante actual em todas as escolas e em especial na minha!Umas ideias para me ajudar não era mau! LOL
Kiss

soft disse...

Parabens pela tentativa de abordagem dum tema que normalmente tentamos evitar em conversas sérias. Embora poucas coisas são mais sérias e perigosas que o uso das drogas. Podemos dizer que as primeiras experiencias se fazem de acordo com o meio social (amigos) que temos mas com o uso tornam-se necessidades fisicas e psicologicas ou simplesmente o adorar duma boa trip (quem usa drogas - GOSTA DE DROGAS). É verdade no meu ver que só usa drogas quem o quer embora se cumpre sempre outras coisas. Quando não gostamos de algo não o fazemos nem que nos pressionem ou sugiram. Por isso vamos lá deixar de tratar as drogas como se o uso fosse por ser moda, frustração, alivio de maus estares e dores, por sugestão dos outros e sim mais uma vez chamá-lo pelo nome. "QUE QUEM USA GOSTA DE DROGAS"
Kiss. Continuem o bom trabalho.
Hugo Freitas