terça-feira, 29 de janeiro de 2008

COLUNA DAS 4 PATAS - BY HELEN






A semana que passou foi uma semana bastante cansativa para mim… Como todos sabem, os animais são a minha grande paixão, e já que temos que nos apaixonar por alguma coisa, porque não por aquelas coisinhas fofas e ternurentas?? LOL

E como nem tudo são tristezas, tenho de vos informar, minhas fiéis leitoras, que 2 cães (o Nininho e a Luna) e uma gata (a Madona) foram adopções bem sucedidas da minha 4 patas! Inclusive o Gaspar está á experiência em casa de um aluno meu!! Graças á boa vontade daqueles a quem ando sempre a pedinchar! Um bem-haja a todos eles.

Foi também semana de viagem para mim. E como não podia ser de outra maneira foi motivo para pesquisar algo sobre como são tratados os nossos bip-pets na Alemanha. Não deve ser motivo de surpresa para a maioria das pessoas que pensam neste país como organizado e severamente metódico. E como era de esperar o mesmo se passa com os animais domésticos. Não há animais na rua a vaguear!!! Aproveitei e trouxe também alguns contactos de associações e clínicas que talvez nos possam ajudar na nossa muito atrasada luta contra os abandonos e maus-tratos a animais.

Outra coisa que me surpreendeu bastante e me fez pensar muito foi a quantidade de sem-abrigo que dormem nas ruas de Hamburgo… Por incrível que pareça todos eles têm um cão e tratam-no com amor e carinho, como se fosse o seu maior amigo! Vi uma cena que me comoveu bastante na rua - um frio de rachar e alguém na rua partilhado um cobertor com um cão. São estes nossos fiéis amigos que protegem os seus donos do frio nas noites gélidas.

Mas não pensem que são só coisas boas… Falei com alguns residentes que me disseram que como em qualquer outro lugar há aqueles que oferecem um cãozinho pelo Natal e em Janeiro chegam á conclusão que não há tempo nem pachorra para um animal em casa! A grande diferença entre nós, é que tal como os Alemães não deitam lixo para o chão, também não abandonam um animal na rua e vão entrega-los a associações. Atitudes que fazem decrescer o numero de animais abandonados para praticamente zero!!! Aliás na Alemanha existem leis severas contra o abandono de animais domésticos, com multas altíssimas, que são rigorosamente cumpridas. Se todos nos esforçássemos um bocadinho…

Vi também bastantes pessoas a passear os seus cães nos shoppings e aeroportos! Como em Portugal não podemos levar animais para lado nenhum, nunca me passou pela cabeça levar as minhas cadelas de viagem! A minha viagem foi relativamente curta e não justificava o stress que uma viagem pode provocar num animal. Mas, para quem viaja bastante e por longos períodos de tempo, levar um animal já não é impedimento!! Os animais podem viajar connosco de carro, avião ou comboio, desde que sejam seguidas certas regras. Já não há desculpas para não se deixar enamorar por um rafeirinho com olhos meigos!

Na próxima semana deixo-vos com dicas para viajar com o vosso Bip- pet.
Até lá beijinhos e ruff ruff


“Cães são o nosso vínculo com o paraíso. Eles não conhecem nem a maldade, nem o ciúme, nem a insatisfação. Sentar ao lado de um deles na encosta de uma montanha numa linda tarde é voltar ao jardim do Éden, onde não fazer nada não quer dizer tédio, mas sim paz.” (Milan Kundera)

4 comentários:

bipclub disse...

..eu ja te disse que deviamos emigrar!!...lol...beijnho bip_dani

Anónimo disse...

Infelizmente nós (Portugueses) nao seguimos os bons exemplos ...
Fico a espera da proxima coluna linda pois sei o quanto é dificil viajar e nao levar os meus "bebes".
Bjs
BIP lau

helen disse...

Imigramos, sim, mas também n~
ao era para a Alemanha...
Lauzinha! A proxima coluna vai ser a pensar em ti!
Beijos

Anónimo disse...

boas noites by helen nao podia deixar de comentar a este comentário que fez dos animais....ja que o gaspar ja está bem entregue também deixo a notícia que um(a) gatinha lindo(a) também precisa de todo o carinho e conforto de um dono que o estime e que seja bondoso com ele(a). Realmente é um pouco triste estes animais nao ter um pouco de carinho de serem abandonados...mas infelizmente a nossa protecção dos animais nao vale quase nada....e as instituiçoes só ficam com os animais durante 8 dias e depois abatam....so queria dizer que o taxi precisa também de um dono....beijinhos....e pensem nesta frase: OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS.....BY BY BEATRIZ