quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

COLUNA DAS 4 PATAS - BY HELEN





Dicas de Viagem com o seu Bip-Pet



Preparando a viagem do seu animal

Tal como prometido a nossa 4 patas desta semana dá-vos dicas para viajar com o vosso Bip-pet. Viajar com um animal de estimação pode ser uma viagem maravilhosa, mas é importante planear a viagem com uma certa antecedência. O ideal é começar a preparar a documentação necessária para o animal 6 meses antes da viagem (se o destino for Japão ou Austrália, recomendamos que comece a preparar a documentação com um ano e meio de antecedência, pois são países mais complicados!).

Antes de mais verifique quais as exigências que o país de destino faz para animais domésticos, no caso de viajar para um país estrangeiro. No caso de viajar dentro do seu país não esquecer a documentação usual do seu pet: atestado de vacinação.
O segundo passo é a compra da caixa de transporte. Para que a viagem seja segura, os animas devem ser transportados dentro de uma caixa própria para tal. Deve ser comprada com antecedência para que o animal se habitue a ela. Coloque por exemplo os seus brinquedos lá dentro ou alimente-o dentro da caixa. O importante é que ele se comece a sentir bem e seguro lá dentro para que fique confortável durante a viagem. (Nos gatos é recomendado que se comece a habituar com um mínimo de 2 meses á viagem, pois estes são mais sensíveis.) Se a viagem for de carro e curta, todos estes procedimentos são desnecessários. Basta que leve o seu animal com um cinto de segurança próprio.
No dia da viagem, seja ela de carro ou avião deve tratar o seu animal normalmente, como se estivessem somente a ir dar um passeio rotineiro. Caso viaje de avião, a postura do dono na hora do embarque é definitiva para que o animal esteja tranquilo dentro da caixa de transporte. Deve então coloca-lo dentro da caixa como já haviam treinado posteriormente, com brincadeiras e alegria. Evite despedidas demoradas, pois pode trazer transtornos durante o voo. Se viajar de carro deve parar o número de vezes necessário para deixar o seu pet descansar e beber. Seja cão ou gato, o seu animal deve ir sempre no banco de trás, com a cabeça dentro do veículo. Se viaja de comboio, é preciso saber que pode transportar consigo dentro de uma caixa animais até 5kg sem pagar bilhete. Mas se o animal pesar mais de 5kg, paga meio bilhete e terá de ir com açaime e trela.
Não deve alimentar o seu animal umas horas antes da partida para evitar enjoos e má disposição. No caso de o seu animal enjoar deve ministrar-lhe um medicamento anti enjoo meia hora antes da partida, e se for muito nervoso um sedativo, mas atenção! sempre com prescrição de Médico Veterinário. No caso de ser um cão deve também passeá-lo antes da viagem para que possa fazer as suas necessidades.
Por último, a chegada ao destino é muito importante, e faz parte integrante da viagem. Os animais são muito sensíveis a mudanças. Para que o seu bip-pet não estranhe muito o local de destino e se acostume com maior facilidade, o mais indicado é tentar manter a rotina do animal normalmente como em casa. Deve brincar com ele, passear e dar comida e água nos mesmos horários, transmitindo-lhe confiança. Pode acontecer que a comida e a água sejam num primeiro impacto rejeitados, mas lembre-se que é um período de adaptação! Se continuar a sua rotina diária com ele, verá que ele também tomará a sua rotina de volta.
No caso dos gatos só se deve soltar o animal dentro de casa, com a certeza que todas as janelas estão fechadas! Pois depois de um período de stress eles tendem a fugir para procurar a sua antiga casa. Mas esta estratégia é temporária, pois se brincar com o seu animal e o fizer sentir bem, rapidamente se habitua á sua nova condição e pode voltar a desfrutar de uma vida normal, juntos, claro!


Se seguir estas dicas há muitas hipóteses de o seus bip-pet ter uma viajem segura e confortável. Pensem sempre em formes de fazer o vosso animal feliz e ajuda-lo a se adaptar, e como vos tenho dito várias vezes, ele irá retribuir e agradecer com muito amor e carinho! O seu animal merece o melhor.

Não se esqueça de se informar antecipadamente se o local para onde vai aceita animais de companhia e qual o veterinário mais próximo.

Importante! Além do micro-chip que é obrigatório em cães, coloque na coleira do seu animal uma chapa de identificação com o número de telefone para contactar caso o animal se perca.

Caso não possa viajar com o seu animal, nem tenha ninguém com quem o deixar, nunca se esqueça que existem canis e gatis de confiança onde podem passar umas férias, mas nunca abandone o seu animal. Se viaja de barco tem mesmo de deixar o seu animal em casa ou num local apropriado, pois ainda não é permitido levar o seu animal de estimação num barco…

PetTravel.com - Guia completíssimo internacional sobre acomodações que aceitam animais, além de muito mais (em inglês).

1 comentário:

bip_dani disse...

...nunca levei a benny de avião, mas ja foi comigo de férias e sei bem o que ela passou... sinceramente acho que a melhor opção não é levar os nossos Pets, bom é ter alguém de confiança a quem deixar... mas acho que quem quiser mesmo levar é uma solução, melhor isso que abandonar!!... beijo