segunda-feira, 17 de março de 2008

COLUNA DAS 4 PATAS - BY HELEN




Toda a gente que tem cães sabe bem daquilo que vou falar hoje!!! SUPLICAS, olhinhos de “carneiro mal morto”, chorinhos, aquilo que lhe quiserem chamar, mas que nos podem deixar por vezes à beira de um ataque de nervos! Esta semana li um artigo sobre o assunto em que me fartei de pensar “realmente, as minhas fazem isto!!”. Achei tão interessante que resolvi partilhar convosco.

Embora inofensivas, as súplicas dos nossos bip-amiguinhos de 4 patas (geralmente cães, os gatos não costumam dar-nos grande importância) podem levar-nos à loucura. Vamos então ver como podemos acabar com os maus hábitos dos nossos cães.

Ora vejamos lá então algumas situações, se se revê em alguma delas, o melhor é ler este artigo até ao fim.

a) Mal se aproxima da mesa, o seu cão anda louco atrás de si;
b) Quando se senta no sofá com alguma coisa para comer, ele não tira os olhos de si e “chora” se o tenta ignorar;
c) Quando abre o frigorífico, levanta-se de onde estiver numa correria para vir ver o que vai fazer;
d) Não pode ouvir um barulhinho de algum pacote (principalmente plástico a amarrotar).



Ou seja, o seu cão aprendeu que se lhe “pedinchasse” alguma coisa, conseguia uma recompensa e por isso repete esta acção vezes sem conta até a levar á loucura! Estas súplicas são comportamentos instintivos aprendidos no desenvolvimento do animal.

O truque para não criar maus hábitos é não abrir excepções – mas se já for tarde demais, só lhe resta dar a volta à situação e criar novos hábitos e rotinas.

1- Afaste-o da mesa durante as refeições. A melhor forma do seu cão não pedinchar é não o ver a comer. Se mora numa moradia, ponha-o no jardim e se mora num apartamento, ponha-o noutra divisão e feche a porta. Assim consegue
2- Dê-lhe de comer à mesma hora, para evitar que as refeições se transformem numa angústia. Quanto mais estiver ocupado com a sua taça, mais a deixará em paz.
3- Nunca lhe dê restos. È muito importante que os cães consigam distinguir a comida deles da nossa, por isso dê-lhe apenas ração para não o baralhar.
4- Seja firme nas ordens!
5- Não ceda. Se já disse que não, não se deixe convencer por choros ou olhos de abandono.
6- NUNCA O PONHA DE CASTIGO. A punição é a pior coisa que pode fazer ao seu animal numa situação destas, pois não se apercebe do que fez de errado e ficará ainda mais confuso.
Acima de tudo o importante é ser compreensiva e ter paciência. Com o tempo acredita aprenderá exactamente o que lhe quer ensinar.

Beijinhos e ruff ruff

2 comentários:

bip_dani disse...

...olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!!!...não é bip-helen??? lol.... mas nunca é tarde para ensina-los... eu que o diga!!! tenho uma peste. beijo...

helen disse...

LOL!!!! e eu tenho 2 pestes!!! Mas eu gosto delas assim pestinhas!! beijo