sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os Homens e As mulheres, by Helen





Quando pensamos em diferença sexual, a primeira pergunta que nos fazemos é inevitavelmente a mais elementar: por que está a raça humana dividida em homens e mulheres? Se não sabemos responder a esta pergunta, dificilmente poderemos saber em que consiste ser homem ou mulher, e dificilmente poderemos entender como são as relações entre eles.

Os homens e as mulheres têm muita coisa em comum como por exemplo a inteligência, e a responsabilidade; no essencial, temos uma mesma natureza, temos quase tudo em comum por isso o que causa a diferença sexual? Porque é que apesar de tão parecidos somos tão diferentes?

A resposta mais básica para quem não quer saber muito é aquela que distingue os sexos em todos os seres, é que é preciso ter filhos. Se não fosse necessário ter filhos, as pessoas não se dividiriam em homens e mulheres. Mas as coisas não são bem assim!

No entanto sempre foi assim: eles defendem que são o sexo forte, elas respondem que eles são todos iguais! (lol)

Andei a pesquisar e existem milhares de diferenças científicas entre os 2 sexos, sobre as quais passamos a vida inteira sem pensar! Cientificamente, os homens utilizam sobretudo o hemisfério direito do cérebro, enquanto que as mulheres estabelecem mais relações entre os dois hemisférios e muito mais sinapses (ou seja ligações que permitem a ligação entre os neurónios).

Por outro lado, o cérebro das mulheres é em média 10% mais pequeno e tem menos neurónios no córtex, que é a área responsável pelas mais altas funções intelectuais e cognitivas. Isto traduzido em miúdos, basicamente que dizer que as mulheres têm uma maior habilidade para memorizar palavras e marcos de localização geográfica, por exemplo, enquanto que os homens têm superiores capacidades matemáticas e de orientação espacial. Por isso sempre que vamos de férias, e andamos perdidos e eles olham para o mapa e sabem sempre onde estamos! (lol) Ah, e ainda segundo o estudo, elas têm um sentido de humor mais apurado!

Por outro lado as mulheres possuem aquilo que é chamado de sexto sentido, ou seja, capacidade intuitiva. O sexo feminino – está provado – tem uma inteligência emocional mais apurada. Mas, por outro lado, as mulheres produzem mais hormonas ligadas ao stress e entregam-se a pensamentos mais negativos, por isso são mais “chatas”, e por consequência choram mais. Enquanto que os homens evitam as emoções negativas, as mulheres ficam presas a elas. A nível sexual, os estudos também revelam que no momento do orgasmo o cérebro da mulher entra numa espécie de transe e como que se desliga, ou seja, as zonas ligadas às emoções, à ansiedade e ao medo desactivam-se completamente.

Para concluir as mulheres vivem mais do que os homens, em média cinco a dez anos, dai existirem mais viúvas dos que viúvos. Pode ser porque o seu sistema imunitário é mais activo e elas combatem melhor as infecções ou então porque o seu coração não perde tanta força como o do homem com a idade.

Vivemos numa sociedade com crescente número de feministas e machistas, mas na minha humilde opinião se realmente somos tão diferentes, porque é que queremos iguais? Não é à toa que desde sempre se disse que os opostos se atraem!

1 comentário:

bip_dani disse...

...bem... não é novidade que homens e mulheres são seres completamente distintos... mas também quem é que gostaria que fossem iguais???...lol...

beijinho.