domingo, 20 de janeiro de 2008

HOME SWEET HOME - BY HELEN




Etiqueta à mesa

E porque ser Bip é … “Ser notável e doce, responsável por grandes conquistas…” devemos saber um pouco de tudo, para poder brilhar em qualquer lado, esta semana a home sweet home deixa-vos com algumas considerações sobre etiqueta.


A palavra etiqueta é de origem francesa e significa código social de comportamento. É composta por um conjunto de regras, estilos, normas e hábitos.
Determina o comportamento adequado para cada tipo de ambiente e situação, seja social, profissional ou doméstica.

É exactamente à mesa onde aparecem as maiores dúvidas sobre etiqueta. Como se comportar, posicionar pratos, talheres e copos, bem como o seu correcto manuseio, são motivos que afligem a maioria das pessoas que muitas vezes vêem nestas regras algo de incompreensível e desnecessário

Deixo-vos então, por curiosidade, algumas das sugestões daqueles que são considerados os “expert” na matéria:

Convívio Social - algumas regras de etiqueta



· O homem apresenta-se sempre à mulher. Todavia, tratando-se de um religioso, a mulher deverá ser apresentada.
· Apresenta-se uma pessoa mais nova a uma mais idosa, e a solteira à casada.
· A mulher deverá estender a mão, antes que o faça o homem que lhe foi apresentado. No entanto, se a pessoa apresentada se limitar a um outro cumprimento, deverá ser correspondido do mesmo modo (exemplo: ligeira inclinação de cabeça).
· A mulher, em sociedade, nunca se levanta ao ser apresentada a outra mulher, com excepção se esta for a anfitriã ou uma senhora de idade.
· Os anfitriões não necessitam apresentar todos os convidados entre si, no caso de uma recepção de grandes proporções. Basta apresentar alguns à chegada. E num cocktail aplica-se a mesma regra.
· O convidado de honra, numa recepção de cerimónia, é apresentado a todos os convidados e deverá ficar ao lado da anfitriã, à entrada e de pé.



À mesa




Serviço: pode-se começar a comer após algumas pessoas terem sido servidas, se o serviço for lento.

Guardanapo: colocar no colo, durante a refeição, aberto totalmente ou não, conforme o tamanho. Usá-lo sempre antes de levar o copo ou o cálice à boca. No final, colocá-lo ao lado do prato, sem dobrar mas também sem o amarrotar.

Talheres: os que estão mais longe do prato são os primeiros a usar e, naturalmente, os últimos são os mais próximos do prato. Não se limpam os talheres com o guardanapo, antes de serem usados. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato (a faca na borda) e os cabos nunca apoiados na mesa. Acabando de comer, colocam-se sobre o prato, no sentido perpendicular à borda da mesa.

Garfo e faca: usa-se o garfo sempre na mão esquerda. Usando-se a faca e o garfo ao mesmo tempo, seguram-se ambos da mesma maneira, isto é, a extremidade dos cabos na palma da mão, apoiando-se o dedo indicador um pouco à frente da lâmina da faca ou dos dentes do garfo.

Colher: deve encher-se a colher num movimento contrário à direcção da borda da mesa, sempre de lado, posição esta em que deverá ser levada à boca. A disposição dos talheres obedece à ordem seguinte: À esquerda do prato de fora para dentro:

1. Garfo para peixe;
2. Garfo para carne;
3. Garfo para salada; se for servida;


À direita do prato de fora para dentro:

1. Garfo para "hors-dóuvre";
2. Colher para sopa;
3. Faca para peixe;
4. Faca para carne (a que fica sempre junto ao prato).

Copos: são colocados na mesa de acordo com o tamanho do copo e não pela ordem em que vão ser utilizados, para que uns não escondam os outros. É correcto arrumá-los da maneira seguinte:

1. Copo para água, à direita do prato e acima das facas;
2. Taça de champanhe, a pequena distância do primeiro;
3. Copo para vinho branco, haste longa, colocado em frente e entre os dois primeiros;
4. Copo para Porto diante do terceiro um pouco à direita.
Esta ordem, no entanto, não é obrigatória, mas deve respeitar-se a harmonia entre tamanho e a precedência das bebidas.

Salada: antes de se servir, reparar se há prato e talheres especiais para a mesma, normalmente colocados ao lado do prato de jantar.
Porções: não é exigido que se coma tudo que se põe no prato, nem obrigatório deixar um resto de comida.

Pão: parte-se com as mãos em pedaços pequenos, passa-se a manteiga e leva-se à boca com a mão.

Espinhas, ossos, azeitonas, etc: a mesma colher que levou o alimento à boca deverá devolver os restos ao prato, como no caso de caroços de frutas em calda. Se for usada a mão (azeitonas ou uvas, entre outras) pode a mesma retorná-los ao prato. Espinhas e ossinhos, de modo discreto, voltam na mão para o prato.

Outras regras: todos sabem que não se deve colocar os cotovelos sobre a mesa, mas também não é bom assumir uma posição de estátua. Ao aceitar um prato, nada se diz, mas quando se o declina é de bom-tom dizer: não, muito obrigado. Os copos levam-se à boca segurando-se pela base e nunca pelas bordas. Não é correcto elogiar a comida ou a maneira como foi preparada. Também uma conversa não deverá provocar discussões sobre assuntos políticos, religiosos ou de qualquer natureza que possam de algum modo susceptibilizar algum dos presentes e, muito menos, gesticular com o talher quando se fala. Se mastigar com a boca fechada é preciso lembrar, é de bom-tom, no entanto, que se coma devagar, mastigando bem os alimentos, até porque é feio mesmo, usar palitos que, aliás não devem existir em qualquer recipiente sobre a mesa.


Uma pequena curiosidade: na hora de por a mesa é comum surgir a confusão sobre onde por os talheres… A pensar nisso a Imaginarium criou um jogo americano que ajuda a fazer boa figura durante um jantar. É feito de borracha preta com seda branca. o produto destaca um grafismo com rabiscos inusitados que marcam a posição correcta dos talheres em volta do prato. Assim não há margens para duvidas!



Agora, toca a fazer um jantarzinho em casa para praticar! LOL
Beijinhos e até para a semana…

2 comentários:

helen disse...

Olé!!! Até que enfim temos ideias para nos pormos bonitas... Sem a tua coluna faltava alguma coisa... Agora ser Bip é sem duvida ser ... tudo e muito mais!! LOL
beijocas e "keep on the good work"!

bip_dani disse...

...até estou a imaginar umas certas e determinadas pessoas a fazerem exactamente isso lol...se fizessem 1/4 já não era nada mal...ehehehe...beijooo