
Organiza-te!
É difícil ser organizado quando a vida é tão agitada, tão cheia de coisas e sempre numa correria. Mas, no Bip-Club nós tomamos a resolução de nos organizarmos este ano e estamos determinadas a fazê-lo! E acima de tudo estamos determinadas a partilha-lo contigo e a ajudar-te!
A nossa casa, o nosso cantinho, aquele lugar especial onde gostamos de chegar ao fim do dia, calçar as pantufas e ler um bom livro depois de passear os cães, é importante que seja acolhedor e acima de tudo que nos faça sentir bem. Uma casa organizada dá a sensação de vida organizada! Por isso organiza-te, segue os passos e em breve estarás no caminho de um novo "Eu" organizado.
Segundo um estudo feito pelo MSN, Lifestyle, existem 3 passos que devemos seguir religiosamente para optimizar o espaço existente em casa.
É difícil ser organizado quando a vida é tão agitada, tão cheia de coisas e sempre numa correria. Mas, no Bip-Club nós tomamos a resolução de nos organizarmos este ano e estamos determinadas a fazê-lo! E acima de tudo estamos determinadas a partilha-lo contigo e a ajudar-te!
A nossa casa, o nosso cantinho, aquele lugar especial onde gostamos de chegar ao fim do dia, calçar as pantufas e ler um bom livro depois de passear os cães, é importante que seja acolhedor e acima de tudo que nos faça sentir bem. Uma casa organizada dá a sensação de vida organizada! Por isso organiza-te, segue os passos e em breve estarás no caminho de um novo "Eu" organizado.
Segundo um estudo feito pelo MSN, Lifestyle, existem 3 passos que devemos seguir religiosamente para optimizar o espaço existente em casa.
1- Começa pelo início!
Por vezes temos de voltar atrás antes de podermos ir em frente. Isto é, antes de mais temos de vasculhar tudo aquilo que temos para podermos saber o que é o quê e onde deve ser arrumado. Se não soubermos o que temos nunca vamos conseguir ser 100% organizados. Esta é uma grande oportunidade de usar a regra dos 13 meses – LIVRA-TE DE TUDO O QUE NÃO TENHAS UTILIZADO NOS ULTIMOS 13 MESES. Isso inclui todas as estações do ano. Se não usaste, livra-te! E vem então a não menos importante regra das coisas nos sítios certos, os sapatos no sítio dos sapatos e a roupa suja no sítio da roupa suja.
(Claro que tudo isto é muito fácil de seguir se morarmos sozinhos e não houver uma segunda pessoa pela casa a tentar teimosamente desorganizar aquilo que tão cuidadosamente organizamos… Mas não há nada como tentar!)
Por vezes temos de voltar atrás antes de podermos ir em frente. Isto é, antes de mais temos de vasculhar tudo aquilo que temos para podermos saber o que é o quê e onde deve ser arrumado. Se não soubermos o que temos nunca vamos conseguir ser 100% organizados. Esta é uma grande oportunidade de usar a regra dos 13 meses – LIVRA-TE DE TUDO O QUE NÃO TENHAS UTILIZADO NOS ULTIMOS 13 MESES. Isso inclui todas as estações do ano. Se não usaste, livra-te! E vem então a não menos importante regra das coisas nos sítios certos, os sapatos no sítio dos sapatos e a roupa suja no sítio da roupa suja.
(Claro que tudo isto é muito fácil de seguir se morarmos sozinhos e não houver uma segunda pessoa pela casa a tentar teimosamente desorganizar aquilo que tão cuidadosamente organizamos… Mas não há nada como tentar!)
2- Ter as coisas certas
Hoje em dia há uma panóplia fantástica de "coisinhas" para organização! As casas são cada vez mais pequenas e as necessidades de arrumar as coisas em buraquinhos foi cada vez maior, portanto existem coisas para organizar que vocês nem imaginam! Eu falo por experiência própria. Desde o dia em que resolvi morar num T1 com outra pessoa a minha perspectiva de arrumação e organização teve forçosamente de alargar os seus horizontes. Portanto se procurarem, acreditem que existe arrumação para tudo! E estamos a falar por exemplo dos cabides para pôr atrás das portas, organizadores de armários e gavetas, cabides para arrumar e pendurar as vassouras, etc. Há milhares de utensílios á medida das necessidades de cada um.
Hoje em dia há uma panóplia fantástica de "coisinhas" para organização! As casas são cada vez mais pequenas e as necessidades de arrumar as coisas em buraquinhos foi cada vez maior, portanto existem coisas para organizar que vocês nem imaginam! Eu falo por experiência própria. Desde o dia em que resolvi morar num T1 com outra pessoa a minha perspectiva de arrumação e organização teve forçosamente de alargar os seus horizontes. Portanto se procurarem, acreditem que existe arrumação para tudo! E estamos a falar por exemplo dos cabides para pôr atrás das portas, organizadores de armários e gavetas, cabides para arrumar e pendurar as vassouras, etc. Há milhares de utensílios á medida das necessidades de cada um.
3- Fazer um pouco de cada vez
Como é raro termos tempo para arrumar, quando nos dispomos a tal queremos fazer tudo de uma assentada só! Mas essa pode ser a receita para o desastre. Em vez disso a tarefa de organizar uma casa inteira deve estar dividida em dias, uma divisão de cada vez. Eu sei que é difícil resistir á tentação de começar e acabar no mesmo dia, mas esforcem-se meninas!
Por ultimo a grande decisão de 2008 é a de manter-se organizado., ou seja pôr etiquetas para que todos os membros da família saibam onde estão as coisas, no fim da organização pode-se mesmo fazer uma "tour" pela casa a explicar qual foi a nossa tarefa. Assim poupamo-nos ao trabalho de TODOS os dias responder á tão famosa pergunta:"Onde estão os guardanapos?" ou "Onde está a minha camisola verde?".
Os espaços pequenos podem ser um desafio para viver e acima de tudo para decorar. E definitivamente testam a nossa capacidade no que toca a organizar. Mas há truques para fazer um espaço parecer maior.
Como é raro termos tempo para arrumar, quando nos dispomos a tal queremos fazer tudo de uma assentada só! Mas essa pode ser a receita para o desastre. Em vez disso a tarefa de organizar uma casa inteira deve estar dividida em dias, uma divisão de cada vez. Eu sei que é difícil resistir á tentação de começar e acabar no mesmo dia, mas esforcem-se meninas!
Por ultimo a grande decisão de 2008 é a de manter-se organizado., ou seja pôr etiquetas para que todos os membros da família saibam onde estão as coisas, no fim da organização pode-se mesmo fazer uma "tour" pela casa a explicar qual foi a nossa tarefa. Assim poupamo-nos ao trabalho de TODOS os dias responder á tão famosa pergunta:"Onde estão os guardanapos?" ou "Onde está a minha camisola verde?".
Os espaços pequenos podem ser um desafio para viver e acima de tudo para decorar. E definitivamente testam a nossa capacidade no que toca a organizar. Mas há truques para fazer um espaço parecer maior.
PENDURAR
Uma boa solução é os varões para dependurar como por exemplo os utensílios de cozinha. Continuam sempre na moda e podem mesmo dar um certo estilo á casa e á cozinha. Hoje em dia há também as prateleiras flutuantes que são uma grande ajuda para livros e objectos favoritos.
Uma boa solução é os varões para dependurar como por exemplo os utensílios de cozinha. Continuam sempre na moda e podem mesmo dar um certo estilo á casa e á cozinha. Hoje em dia há também as prateleiras flutuantes que são uma grande ajuda para livros e objectos favoritos.
TRUQUE DO ESPELHO
É do conhecimento geral que um espelho na parede pode fazer uma divisão parecer maior (especialmente se reflectir uma janela ou uma vista bonita). Os espelhos são fantásticos pois não ocupam espaço.
É do conhecimento geral que um espelho na parede pode fazer uma divisão parecer maior (especialmente se reflectir uma janela ou uma vista bonita). Os espelhos são fantásticos pois não ocupam espaço.
SOFÁ-CAMA
Para quem mora num estúdio ou num T0 é um truque para rapidamente mudar a sala para o quarto e vice-versa conforme as conveniências!
Portanto meninas, organizem a vossa casa e convidem os vossos amigos para jantar. Com este tempo não há nada como um jantarzinho á luz de velas, um copo de vinho tinto e uma boa sessão de lareira….
Para quem mora num estúdio ou num T0 é um truque para rapidamente mudar a sala para o quarto e vice-versa conforme as conveniências!
Portanto meninas, organizem a vossa casa e convidem os vossos amigos para jantar. Com este tempo não há nada como um jantarzinho á luz de velas, um copo de vinho tinto e uma boa sessão de lareira….
Espero ter sido útil.
Beijinhos
Beijinhos
1 comentário:
depois de ler esta coluna não resisti e arrumei os meus armários!!! ja tavam a precisar, confesso!! mas com uma ajudinha agora tão super operacionais. mais uma grande ideia. kiss dani
Enviar um comentário